Notícias
HUST promove roda de conversa com urologistas em alusão ao Novembro Azul
Nesta terça-feira, 9, o Hospital Universitário Santa Terezinha promoveu no Salão de Atos uma roda de conversa com os seus funcionários em alusão ao mês de Novembro Azul.
Os médicos urologistas Dr. Bernardo Francio e Dr. Silvio Mendes Fiedler abordaram sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de próstata, do cuidado que o homem deve ter com sua saúde, alertando o quanto o preconceito ou a desinformação podem prejudicar no tratamento da doença.
O câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença no país. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam para 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022. Homens com mais de 55 anos, com excesso de peso e obesidade, estão mais propensos à doença.
Conforme explicaram os médicos, o Novembro Azul tem por objetivo estimular os homens a procurarem o urologista e fazerem check-up pelo menos uma vez ao ano, pois a chance de cura pode chegar a 90%.
Para o diretor geral do HUST, professor Alciomar Marin, essas atividades são extremamente relevantes pois promovem a conscientização dos colaboradores e a prevenção da doença.
— Mais do que alertar a população, o HUST se compromete com seus colaboradores, pois entende o papel importante que eles desempenham ao cuidar do bem maior dos nossos pacientes: a vida — destaca o diretor.





