Notícias
Tratamento de câncer: após reunião, proposta é buscar transporte exclusivo para pacientes
Iniciar uma sensibilização junto aos gestores municipais como prefeitos, vices, secretários e saúde e vereadores para que o transporte de pacientes oncológicos seja feito de forma exclusiva. Este é o principal resultado de uma reunião que ocorreu em Joaçaba na última semana entre diretores do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) e gestores municipais. A realização da reunião foi sugerida pela presidente da Câmara de Vereadores de Joaçaba, Disnéia De Marco (PP). Segundo ela, a iniciativa surgiu após receber algumas reclamações de que pacientes que vem a Joaçaba para fazer tratamento contra o câncer (quimioterapia), e passam, muitas vezes, o dia todo aguardando para retornar à cidade de origem.
A presidente explica que dois fatores contribuem diretamente nesta demora para que o paciente retorne para casa. Primeiramente, o grande volume de atendimentos feitos no setor de oncologia. O segundo motivo é o transporte destes pacientes que fica a cargo dos municípios. Ocorre que, na maioria dos casos, os veículos transportam diversos pacientes de uma única vez. Alguns ficam em Joaçaba, outros são levados para outros centros de saúde, por vezes até em cidades diferentes como Xanxerê e Concórdia. Somente quando todos forem liberados é que o veículo da saúde passa novamente buscando os pacientes para o retorno. Na maioria dos casos, os pacientes saem de casa de madrugada e retornam ao final do dia ou mesmo a noite.
“Este processo é muito cansativo para pessoas que já estão doentes. Especialmente para aqueles em tratamento contra o câncer. Portanto, o resultado desta nossa reunião é no sentido de que os municípios passem a fazer o transporte dos pacientes em tratamento de câncer de forma exclusiva. Para tanto, precisamos que os prefeitos e secretários entendam esta necessidade”, disse a presidente.
Disnéia avalia a reunião como muito produtiva e ressalta ainda que uma segunda proposta, que também partiu da reunião, é para que o atendimento primário junto ao setor de oncologia (recepção), também possa ser aperfeiçoado. Outra medida que resulta do encontro é para que os municípios possam reivindicar, de forma conjunta ao governo federal, o reajuste da tabela do Sistema Único de Saúde.
Diretores gerais do HUST e também do setor de oncologia participaram da reunião, que foi realizada no auditório do hospital e contou com a participação de representantes de diversos municípios da região que são atendidos pelo HUST. Na oportunidade, o diretor Alciomar Marin fez uma apresentação sobre os trabalhos da oncologia que, entre os diversos atendimentos, são realizados cerca de 20 mil procedimentos de quimioterapia por ano.
De acordo com Marin, a reunião oportunizou que as pessoas conhecessem a realidade hospitalar e, principalmente, entenderam as dificuldades enfrentadas. “Temos atuado incansavelmente para melhorar as condições de atendimento e, nesse contexto, é muito importante podermos contar com parcerias como a do poder público. Esperamos que reuniões como essa continuem acontecendo para que juntos possamos fortalecer e construir uma saúde macrorregional cada vez melhor visto que o HUST é referência para inúmeros municípios” destacou Marin.
Estiveram presentes também os vereadores por Joaçaba Diego Joe, Alcione Marchezini e Rodrigo Pedrini.
*Texto: Adriana Panizzi/ Ascom Câmara de Vereadores de Joaçaba

