Notícias
Avançam os trâmites para a construção da nova edificação da Oncologia do HUST
Está avançando o processo que visa à construção da nova edificação da Oncologia do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST). O setor, que atualmente realiza em média 250 atendimentos diários de pacientes de mais de 40 municípios da região, está com o espaço limitado e necessita ser realocado.
A intenção é transferir a Oncologia para um local próximo de onde funciona hoje a Radioterapia, próximo ao campus 1 da Unoesc. Para tal, a Fundação Universidade do Oeste de Santa Catarina (Funoesc) fez a doação de dois terrenos que possibilitarão a construção de um prédio de quatro andares, totalizando 2.570,19 m². Além da ampliação do espaço, que irá proporcionar maior conforto aos pacientes atendidos, a nova Oncologia contará com cintilógrafo e tomógrafo, equipamentos que são utilizados para a realização de exames de grande importância para a prática dos tratamentos.
De acordo com o engenheiro do Hospital, Carlos Maurício D’Agostini, já ocorreu a demolição da edificação que ocupava o terreno e foram realizadas as etapas de aprovação dos processos de unificação dos lotes, dos mapas na Prefeitura Municipal e averbação da Unificação no Cartório de Registro de Imóveis. Está em aprovação o projeto na Vigilância Sanitária Estadual e na Prefeitura de Joaçaba e os projetos elétricos, dos Bombeiros e hidrossanitário, e será necessário, ainda, a produção de memoriais para a licitação da edificação e a licitação da obra.
— Ainda não temos uma data prevista para início da construção, mas, após o início da obra, a expectativa é que em seis meses tenhamos tudo pronto. Será um espaço moderno, adaptado e funcional que irá oportunizar mais qualidade nos atendimentos — afirmou o engenheiro.
A Oncologia do HUST faz atendimento de diversas patologias em várias especialidades, as mais frequentes são tumores de pele, tumores de mama e colo uterino nas mulheres e câncer de próstata nos homens. O serviço também faz atendimento em diversas outras áreas com cirurgia de cabeça e pescoço, coloproctologia, cirurgia do aparelho digestivo, neurocirurgia, além de tratamento de neoplasias hematológicas.
— A demanda oncológica tem aumentado dia a dia e precisamos estar preparados, tanto em relação ao espaço, como às novas tecnologias. Esse novo prédio ampliará nossa capacidade de atendimento para tratamento, possibilitará intensificar o trabalho voltado à prevenção e principalmente trará comodidade para nossos pacientes que terão a Oncologia e a Radioterapia em locais próximos — destacou Lindamir, diretora geral do HUST.